Pirólise rápida catalítica de resíduos de tamarindo

Autores

  • Me. Lucas Capello UFRGS/Doutorando Autor
  • Dra. Dirléia dos Santos Lima UFRGS/Pós-doc Autor
  • Dra. Manuela de Santana Santos SEC-BA/Professora Autor
  • Dra. Maria do Carmo Rangel UFRGS/Professora Autor

Palavras-chave:

bagaço de tamarindo, semente de tamarindo, HZSM-5, pirólise catalítica

Resumo

Sendo o Brasil um dos maiores produtores de frutas do mundo, grandes quantidades de resíduos são dispostas no meio ambiente, como resultado da produção industrial de polpas, doces e outros produtos, gerando um problema ambiental. A fim de contribuir para a mitigação dessa contaminação, foi investigado o potencial do bagaço e semente de tamarindo na produção de compostos químicos, através da pirólise térmica e catalítica, usando a zeólita HZSM-5. Observou-se que se pode obter, majoritariamente, fenóis a partir da pirólise térmica do bagaço, e ácidos carboxílicos a partir das sementes. Sobre os sítios ácidos da HZSM-5, esses resíduos, principalmente o bagaço, produzem BTEX, compostos de elevado valor comercial e com ampla aplicação industrial.

Biografia do Autor

  • Me. Lucas Capello, UFRGS/Doutorando

    Técnico em Manutenção e Suporte em Informática pelo programa PRONATEC do SENAC (2014). Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) (2021). Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (Qualis 6) (2024). Atual doutorando pelo programa de Pós Graduação em Engenharia Química pela UFRGS (Qualis 6). Membro do setor de qualidade da Cpen Jr. (2018). Bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET) no grupo multidisciplinar PET Engenharias (2019-2021). Membro fundador da Escola Piloto de Engenharia Química (EPEQ) da UNIPAMPA (2019). Inglês avançado e experiência de intercâmbio cultural em Vancouver, Canadá. Tem interesse nas áreas de Catálise Heterogênea, Reatores, Pirólise, Química Ambiental., Fenômenos de Transporte, Operações Unitárias, Mecânica dos Fluidos, Tratamento de Efluentes e Ensino. Tem também conhecimentos na área de materiais, em biofilmes e cerâmicos, em ferramentas de gestão de qualidade e em softwares como Unisim Design, Ansys CFD e Matlab.

  • Dra. Dirléia dos Santos Lima, UFRGS/Pós-doc

    Aspirante a Oficial do Exército Brasileiro. Atua como pesquisadora voluntária de pós-doutorado no Laboratório de Separação por Membranas - LASEM (UFRGS) e no Laboratório de Processamento de Resíduos - LPR (UFRGS). Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2012), especialização em Educação em Engenharia e Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2017), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado pela mesma instituição (2019).

  • Dra. Manuela de Santana Santos, SEC-BA/Professora

    Possui graduação em Quimica pela Universidade Federal da Bahia (2004), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2007), doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2011) e pós- doutorado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2014). Tem experiência como professora formadora do curso de Química Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) da Universidade do Estado da Bahia (2019). Atualmente é professora titular - Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de estireno, reação de deslocamento do monóxido de carbono, reação de Fischer-Tropsch e sólidos inorgânicos.

  • Dra. Maria do Carmo Rangel, UFRGS/Professora

    É graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestre em Química pela Universidade Federal da Bahia (1985) e doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1991), tendo realizado pós-doutorado na Universidad Autonoma de Madrid (Espanha) e no Centre National de la Recherche Scientifique (França). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA no biênio 2012-2014. Coordenou a Comissão Científica do 18 Congresso Brasileiro de Catálise (2015) e atua como Editora Convidada do periódico Catálise Today. No período de 1979 a 2016, foi professora e pesquisadora, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) a atualmente, é Professora Titular-Livre na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua nos programas de pós-graduação em química e engenharia química da UFBA, na orientação de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Possui experiência no desenvolvimento de catalisadores heterogêneos para aplicações industriais e ambientais, com ênfase no desenvolvimento de materiais não tóxicos. Atua principalmente no desenvolvimento de catalisadores destinados aos seguintes processos: transformações catalíticas da biomassa, geração e purificação de hidrogênio; melhoria da qualidade do diesel e da gasolina; produção de combustíveis limpos; geração de gás de síntese; células a combustível e tratamento de efluentes industriais através de processos oxidativos avançados Coordena(ou) projetos de pesquisa envolvendo diversas instituições nacionais e internacionais, incluindo França, EUA, Espanha, Argentina, Chile, Colômbia e Venezuela. Coordena(ou) projetos tecnológicos em parcerias com industriais incluindo Oxiteno, Braskem, Deten, Petrobras e Clariant. É assessora ad hoc de diversos periódicos e de agências de fomento nacionais e internacionais. É autora de um livro e de diversos capítulos e artigos, abordando catalisadores não tóxicos para a geração de hidrogênio e outras aplicações, incluindo a proteção e remediação ambiental.

Referências

1. L. M. Lara; L. Gebler; M. J. Leite Júnior; A. L. Soares. Revista Brasileira de Fruticultura. 2021, 43, 1-14.

2. L. S. Sakanaka; D. D. Campelo; B. P. Sella; G. Y. Asada; L. G. Piccinin; J. S. A. Hachiya; C. T. Ueno, Braz. J. of Develop. 2020, 6, 57220-57233.

3. M.C. Rangel; F. M. Mayer; M. S. Carvalho; G. Saboia; A. M. De Andrade, Biomass. 2023, 3, 31.

Downloads

Publicado

03-11-2025

Edição

Seção

Conversão de Biomassa e moléculas derivadas