Transformação Circular: Pirólise Catalítica de resíduos de embalagens plásticas utilizando resíduo de CaO como catalisador baixo custo
Palavras-chave:
resíduo de gesso, resíduo de embalagens plásticas, pirólise catalíticaResumo
A proposta visa oferecer uma solução de baixo custo e sustentável para aproveitar o resíduo de gesso (RG), subproduto da construção civil como catalisador na pirólise de resíduos de embalagens plásticas (REB). A pirólise catalítica do REB com RG foi realizada em um micropirolisador PY-GC/MS a 650°C com leito catalítico a 500°C. Observou-se a formação significativa de hidrocarbonetos alifáticos cíclicos na pirólise catalítica, comparada à térmica, que agregam valor ao óleo pirolítico final. Os resultados demonstram que o catalisador favorece a quebra de cadeias poliméricas e possibilita a síntese de frações de querosene e hidrocarbonetos cíclicos. Essa abordagem se alinha com a economia circular, sustentabilidade e as ODS 7,9 11 e 13.
Referências
D. Almeida, M. de F. Marques, Polímeros. 26 (2016) 44–51.
J.L.F. Alves, E.R. da Silva, J.O. de D. Junior, J. de A.O. Marques, L.N.R. Silva, D.M. de A. Melo, R.M. Braga, Chem. Eng. Sci. 304 (2025) 121040.
D. V. Suriapparao, A. Yerrayya, G. Nagababu, R.K. Guduru, T.H. Kumar, , Bioresour. Technol. 318 (2020) 124277.