Aplicação de catalisadores zeolíticos multifuncionais para conversão direta do furfural em γ-valerolactona
Palavras-chave:
Biomassa, MCM-22, Furfural, γ-Valerolactona, Catalisadores MultifuncionaisResumo
A evolução de processos de conversão catalítica dos derivados da biomassa lignocelulósica é de grande interesse da indústria química por serem precursores da síntese de uma série de compostos de relevância, como, por exemplo, a γ-valerolactona. Este projeto busca o desenvolvimento de processos de conversão direta do furfural em γ -valerolactona utilizando catalisadores multifuncionais baseados em estruturas zeolíticas lamelares. Serão empregados catalisadores que combinem sítios ácidos de Brønsted e Lewis de estruturas bi- e tridimensionais, além de materiais contendo clusters de metais de transição encapsulados nos microporos. Com as combinações dos diferentes sítios ácidos de Lewis, como os sítios metálicos, e/ou sítios de Brønsted, busca-se adicionar funcionalidades ao catalisador que sejam capazes de superar as etapas de hidratação/desidratação e transferência de hidrogênio durante a reação em etapa única.
Referências
Liu Z. Static synthesis of high-quality MCM-22 zeolite with high SiO2/Al2O3 ratio. Chinese Sci Bull. 2004;49(6):556.
Li X, Yuan X, Xia G, Liang J, Liu C, Wang Z, et al. Catalytic production of γ-valerolactone from xylose over delaminated Zr-Al-SCM-1 zeolite via a cascade process. Journal of Catalysis. 2020; 392:175–85.
Liu B, Chen X, Xu Y, Qiao C, Lu Z, Tian Y. A combo Zr–zeolite and Zr(OH)4 mixture composition for one–pot production of γ–valerolactone from furfural. Renewable Energy. agosto de 2024; 229:120751.