Confecção de estruturas por manufatura aditiva suportadas com TiO2 via dipcoating para fotodegradação de resíduos petroquímicos

Autores

Palavras-chave:

Fotocatálise, impressão 3D, suporte, TiO2, efluente petroquímico

Resumo

O presente trabalho apresenta o desenho e a confecção de estruturas por manufatura aditiva, utilizando filamento de PETG, suportadas com TiO2 via técnica de dipcoating e aplicadas na fotodegradação do efluente petroquímico ácido p-toluico. As estruturas foram modeladas em software computacional, impressas em 3D e submetidas a pré-tratamento alcalino, com o objetivo de favorecer a aderência do catalisador. A deposição do TiO2 resultou na formação de filmes finos sobre a superfície das estruturas. Os testes foram conduzidos em reator anular encamisado de fluxo contínuo, sob radiação UV. Os resultados indicaram eficiência de fotodegradação ~90% para o ácido p-toluico, sendo ~45% atribuída à ação fotocatalítica efetiva do TiO2 suportado, ao longo de 4 horas de irradiação. A reação seguiu uma cinética de pseudo-primeira ordem, com constante de velocidade k de 0,00912 min-1 e R2 de 0,9968. O sistema demonstrou alto potencial para aplicação prática no tratamento de efluentes recalcitrantes da indústria petroquímica, eliminando a etapa de separação do catalisador, e mostrando-se promissor para desenvolvimento em larga escala.

Referências

1. L.N. Ribeiro; A.C.S. Fonseca; E.F.M. da Silva; E.D.C. Oliveira; A.T.S. Ribeiro; L.C.A. Maranhão; J.G.A. Pacheco; G. Machado; L.C. Almeida, Chem. Eng. Process. Process Intensif. 2020, 147, 107792.

2. P. Latko-Durałek; K. Dydek; A. Boczkowska, J. Polym. Environ. 2019, 27, 2600–2606.

Downloads

Publicado

03-11-2025

Edição

Seção

Catálise Ambiental