Autores
-
Miguel Lopes Rittmeyer Bartholomei
PENt; PEQ /COPPE/UFRJ
Autor
-
Fabio Souza Toniolo
PEQ/COPPE/UFRJ
Autor
https://orcid.org/0000-0002-3387-4543
-
Neuman Solange de Resende
PEQ/COPPE/UFRJ
Autor
Palavras-chave:
Catálise fototérmica, CO2, Dióxido de titânio, Óxidos de ferro, Precipitação-deposição
Resumo
A catálise fototérmica é uma estratégia promissora para a conversão sustentável do dióxido de carbono, onde o uso de materiais fotoativos favorece uma maior eficiência na conversão energética. Neste estudo, foram reparados fotocatalisadores à base de titânia modificada com óxidos de ferro e zinco, sintetizados por dois métodos distintos: precipitação-deposição (FeZn/Ti-dp) e impregnação incipiente (FeZn/Ti-iwi). A influência dos métodos de síntese foi avaliada de acordo com a dispersão e organização das fases nanoestruturadas suportadas no dióxido de titânio, que contém as fases anatásio e bruquita. Os resultados permitem estabelecer uma relação entre a estrutura e as propriedades optoeletrônicas dos materiais, aspectos fundamentais que impactam o desempenho fotocatalítico na hidrogenação do CO2, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas mais eficientes nesse processo.
Biografia do Autor
-
Miguel Lopes Rittmeyer Bartholomei, PENt; PEQ /COPPE/UFRJ
Atualmente, mestrando no Programa de Engenharia da Nanotecnologia (PENt) da COPPE na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduou-se como Bacharel em Nanotecnologia - Ênfase: Materiais com CRA 8.9 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cidade Universitária. Atuou como bolsista de Iniciação científica pela FAPERJ no projeto de desenvolvimento de nanomateriais à base de dióxido de titânio aplicados à fotorredução de dióxido de carbono, sob a orientação da Dra. Neuman Solange de Resende no Núcleo de Catálise (NUCAT - PEQ/COPPE/UFRJ).
-
Fabio Souza Toniolo, PEQ/COPPE/UFRJ
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e Doutor em Ciências em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (2010), com pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley/EUA (2013/14). É Professor Associado do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ e atua na área de Cinética e Catálise, desenvolvendo atividades científicas no NUCAT - Núcleo de Catálise da COPPE/UFRJ. Tem experiência na síntese, caracterização e aplicação de catalisadores heterogêneos em processos relevantes para a indústria e a academia, com particular interesse nas reações da (i) química do C1 e valorização do CH4, CO e CO2, (ii) síntese de Fischer-Tropsch, e (iii) alcoolquímica e valorização de biomassa, buscando complementar aspectos experimentais e teóricos, fundamentais e aplicados em Catálise e Engenharia Química. Possui experiência no desenvolvimento de projetos de PDI em parceria com indústrias como Petrobras, Ultragaz, Petrogal-Galp e ExxonMobil, e financiadores como Embrapii Coppe e Finep. Foi Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ de 2019 a 2023 e atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
-
Neuman Solange de Resende, PEQ/COPPE/UFRJ
Doutora em Engenharia Quimica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará. Dentro de sua formação, participou do programa de intercambio de pesquisadores do CNPq, no convenio com a França, no IRC-Lyon. É pesquisadora no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalhando nas áreas de Catálise e Fotocatálise, Adsorção e Cinética Química, com ênfase em preparação e caracterização fisico-química de catalisadores para processos petroquímicos, fotocatalíticos e de conversão de biomassa. Atua na síntese, caracterização e avaliação de materiais nanoestruturados - nanotubos e nanofios de titanato, como catalisadores e biossensores. Tem se dedicado ao estudo de desativação de catalisadores aplicando a metodologia de desativação acelerada. Na área ambiental tem atuado em projetos integrados de captura, conversão e utilização de CO2 (CCUS) desenvolvendo fotocatalisadores para redução de CO2, produção de hidrogênio e de alcoois, e tambem no desenvolvimento de adsorventes para remoção de mercurio e outros metais pesados.
Referências
1. Z. Li; J. Liu; R. Shi; G. I. N. Waterhouse; X.-D. Wen; T. Zhang, Adv. Energy Mater., 2021, 11, 2002783.
2. S. Ning; J. Wang; X. Wu; L. Li; S. Zhang; S. Chen; X. Ren; L. Gao; Y. Hao; C. Lv; Y. Li; J. Ye, Adv. Funct. Mater., 2024, 34, 2400798.
3. S. Ning; H. Ou; Y. Li; C. Lv; S. Wang; D. Wang; J. Ye, Angew. Chem. Int. Ed., 2023, 62, e202302253.
4. P. N. Paulino ; V. M. M. Salim; N. S. Resende, Appl. Catal. B Environ., 2016, 185, 362.