Catalisadores a base de nióbio e lítio para oxidação de rodamina B em fase líquida

Autores

  • Adilson Candido UFOP Autor

Palavras-chave:

Lítio, Nióbio, rodamina B

Resumo

No nosso dia a dia são notáveis os problemas ambientais causados por efluentes industriais, em especial, os contendo corantes. Sabe-se que o tratamento desses efluentes não é fácil, pois possuem estruturas complexas e de difícil biodegradação. Em especial, a rodamina B (Rb), é um corante que possui alta estabilidade química e é considerada altamente tóxica. Sua complexa estrutura, o torna resistente à degradação, sendo importante o estudo e utilização de métodos de degradação eficiente.

Os processos tipo Fenton têm sido os mais utilizados para a degradação de corantes. Nos últimos anos, o nióbio tem atraído atenção como um metal promissor para sistemas do tipo Fenton.

Diante disso, este trabalho teve como objetivo avaliar a capacidade de catalisadores baseados em Nb de promover a degradação da rodamina B (Rb) usando processo do tipo Fenton. Foram avaliados diferentes parâmetros a fim de otimizar as condições para degradação do corante.

Dados de DRX sugerem que catalisadores são compostos de niobato de lítio e Nb2O5. Os catalisadores com proporção 4:1 Li/Nb ou Nb/Li apresentaram maiores capacidades de degradação do corante, com remoção de 78% ou 82% da coloração após 120 minutos.

Referências

1. K.C. Pavithra, P.S. Kumar, V. Jaikumar, P.S. Rajan, J. Ind. Eng. Chem. 2019, 75, 1-19.

2. R. P.Nippes, P.D. Macruz, A. D. Gomes, C.P. Girroto, M.H.N.O. Scaliante, M Souza. Reaction Kin., Mechan.Catal. 2022, 135:2697–2717

Downloads

Publicado

03-11-2025

Edição

Seção

Catálise Ambiental