Fotocatálise com M-TiO2 para Produção Sustentável de Amônia a partir de Nitrato e Água
Palavras-chave:
Fotocatálise, Amônia, Remediação AmbientalResumo
Este trabalho investiga a redução fotocatalítica de nitrato (NO₃⁻) a amônia (NH₃) utilizando catalisadores de TiO₂ dopado com metais de transição M-TiO2 (M = Pd, Fe, Ag, Ni). A proposta visa uma alternativa verde ao processo Haber-Bosch, aliando produção de amônia ao tratamento de efluentes. Os catalisadores foram sintetizados por impregnação incipiente e calcinados a 400 °C. A caracterização por DRX confirmou a preservação da fase anatase, indicando boa dispersão dos dopantes, possivelmente na forma de átomos isolados. Os ensaios foram conduzidos sob radiação UV (LED 372 nm) em solução de NaNO₃ 1 mol/L, com quantificação da amônia utilizando o teste Spectroquant®. O Ni-TiO₂ foi o mais eficiente, alcançando 26,23 µM/L de NH₃ em 24 h e 12,54 µM/L em 2 h. As taxas foram expressas em µmol/h. O mecanismo proposto envolve excitação do TiO₂, com redução do NO₃⁻ e oxidação da água. Os resultados reforçam o potencial da estratégia para síntese sustentável de amônia
Referências
Chatterjee, S., R.K. Parsapur, and K.-W. Huang, Limitations of Ammonia as a Hydrogen Energy Carrier for the Transportation Sector. ACS Energy Letters, 2021. 6(12): p. 4390-4394.
Gao, Y.; Chen, Y.; Chen, J.; He, H.; Liu, L.; Zhang, X.; Wang, W. Recent advances in the development of photocatalytic technology for nitrate-to-ammonia conversion: A comprehensive review. Environmental Advances, v. 13, 100338, 2023.