Síntese e caracterização de Nanotubos de CeO2 de paredes nanoporosas aplicados na fotodegradação da norfloxacina

Autores

  • Maurício Nunes da Silva UERN Autor
  • Beatriz Ferreira Paulino UERN Autor
  • Antony Jeová Teixeira da Silva UERN Autor
  • Alessandra Raiany de Oliveira UERN Autor
  • Keurison Figueredo Magalhães UERN Autor
  • Anne Gabriella Dias Santos UERN Autor
  • Adriana Paula Batista dos Santos UERN Autor

Palavras-chave:

Síntese hidrotérmica, fotocatálise, cério, contaminantes emergentes, antibiótico

Resumo

Nanotubos de óxido de cério (CeO2) com paredes porosas foram sintetizados via rota hidrotérmica alcalina, seguido de um tratamento alcalino estático à temperatura ambiente para promover poros nas paredes externas. Nanotubos de CeO2 convencionais também foram obtidos para comparações das  propriedades estruturais, térmicas, morfológicas, ópticas e a performance na fotodegradação da norfloxacina. As amostras foram caracterizadas por DRX, TG, MEV, MET e refletância difusa UV-Vis. Os resultados indicaram a formação de nanotubos hidratados de CeO2 com estrutura cúbica tipo fluorita, em que o material poroso apresentou menor cristalinidade. As morfologias foram confirmadas por microscopia, em que a formação de nanoporos na parede do tubo foi identificada. Os baixos valores de band gap podem ser atribuídos à morfologia e à presença de vacâncias de oxigênio. Ambos foram aplicados na fotodegradação da norfloxacina, antibiótico comum em ambientes aquáticos. A amostra porosa (CeO2-NW-NT) apresentou maior eficiência fotocatalítica (67,37%) comparado ao CeNTs (62,52%). Os resultados indicam que os nanotubos porosos são promissores para a remoção de poluentes emergentes por fotocatálise.

Biografia do Autor

  • Keurison Figueredo Magalhães , UERN

    Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004-2007). Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental (2010-2012) pela Universidade Federal da Grande Dourados. Doutorado em Química pela Universidade Federal do Mato grosso do Sul (2012-2016). Doutorado Sanduíche (PDSE) pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha) no Grupo de Sensores Ópticos Químicos y Fotoquímica Aplicada (GSOLFA) (2014-2015). Trabalha com técnicas de espectroscopia óptica, Absorção UV-Vis, Absorção no infravermelho, fluorescência no estado estacionário e fluorescência resolvida no tempo, aplicadas à compostos orgânicos e inorgânicos e Processos Oxidativos Avançados. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Química e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

  • Anne Gabriella Dias Santos, UERN

    Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte . Atualmente desenvolve trabalhos com biocombustível, síntese de nanomateriais , catálise aplicada para processos ambientais e ensino de química. Coordena o projeto de teatro para divulgação científica - FANATicos da Química. Participa como docente permanente do Programa de Pós graduação em Ciências Naturais da UERN .

  • Adriana Paula Batista dos Santos, UERN

    Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2009), atuando principalmente nos seguintes temas: Obtenção e caracterização de microesferas de quitosana e dextrana reticuladas e nanopartículas de quitosana e sulfato de dextrana. Possui mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a dissertação com título: Síntese, caracterização e estudo cinético da degradação de quitosana em SBA-15. Atualmente é Técnica especializada da área de Físico-Química lotada no departamento de química e no Laboratório de Catálise, Ambiente e Materiais (LACAM) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Possui doutorado em química pelo Programa de Pós-Gradução em Química do CCET/UFRN, com tese sobre a influência da variação dos parâmetros de síntese na obtenção de nanotubos de CeO2 e La(OH)3, para aplicação em fotodegradação de corantes.

Referências

T. M. Nehme; J. V. B. Calvelli in Contaminantes Emergentes: Uma Visão Ecotoxicológica Sobre o Impacto dos Fármacos no Meio Ambiente e na Saúde Pública, J. V. B. Calvelli et al., Eds.; Atena Editora: Ponta Grossa, PR, 2023; Vol. 1, Cap. 2, 11–21.

J. Georgin; et al., Adv. Colloid Interface Sci. 2024, 324, 103096.

K. Kümmerer, Chemosphere 2009, 75, 417–434.

N. N. Brito; V. B. M. Silva, REEC 2012, 3.

A. P. B. dos Santos, Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do

Norte, 2018.

X. Wu; S. Kawi, Cryst. Growth Des. 2010, 10, 1833–1841.

V. D. Araújo; W. Avansi; H. B. de Carvalho; M. L. Moreira; E. Longo; C. Ribeiro; M. I. B. Bernardi, CrystEngComm 2012, 14, 1150–1154.

A. P. B. dos Santos; T. C. M. Dantas; J. A. P. Costa; L. D. Souza; J. M. Soares; V. P. S. Caldeira; A. S. Araujo; A. G. D. Santos, Surf. Interf. 2020, 21, 100746.

Z. Shu; Y. Zhang; J. Ouyang; H. Yang, Appl. Surf. Sci. 2017, 420, 833–838.

C. Rivera-Vera; D. Muñoz-Lira; M. Aranda; et al., Environ. Sci. Pollut. Res. 2023, 30, 41014–41027.

A. C. B. Queiróz; A. P. B. Santos; T. S. Queiroz; et al., Environ. Monit. Assess. 2023, 234, 415.

Downloads

Publicado

03-11-2025

Edição

Seção

Eletrocatálise e fotocatálise