Palavras-chave:
Geraniol, Epoxigeraniol, Heteropolisal
Resumo
O valor industrial do geraniol está na modificação estrutural para introduzir novas funcionalidades, ampliando seu uso em fragrâncias, medicamentos e química fina. A oxidação de álcoois terpênicos é uma rota sintética de interesse para indústrias de agroquímicos, fragrâncias e aromatizantes. Foram previamente sintetizados e caracterizados sais fosfotúngstico de Keggin contendo ferro como cátions de compensação, de fórmula geral FePW12O40, os quais foram avaliados como catalisadores em reações de oxidação de geraniol com água oxigenada. A variação da quantidade de catalisador mostrou que a diminuição da quantidade de catalisador favorece a seletividade à epoxigeraniol. A temperatura da reação afetou tanto a conversão do geraniol, quanto a seletividade dos produtos, sendo que para temperaturas mais elevadas obteve-se maiores conversões e seletividade. A natureza substrato também foi avaliada, onde constatou-se os melhores resultados para o nerol, que é isômero do substrato utilizado no trabalho. Os demais álcoois terpênicos avaliados não obtiveram conversões significativas.
Biografia do Autor
-
Márcio José da Silva, Universidade Federal de Viçosa
Graduou-se como Bacharel em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), tem Mestrado em Química pela Universidade Federal De Minas Gerais (1999) e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). No ano de 2006 foi bolsista Pos-Doutorado Junior da Universidade Federal de Minas Gerais, trabalhando na área de catalisadores homogêneos e heterogêneos para produção de Biodiesel. Tem experiência na área de Química Inorgânica, com ênfase em Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise homogênea e heterogênea, catálise por heteropoliácidos, catalise por metais de transição, processos de oxidação catalítica de compostos orgânicos , catalisadores sólidos ácidos para produção de Biodiesel, desenvolvimento de processos catalíticos para transformações do glicerol, processos catalíticos e de pirólise de biomassa, desenvolvimento de processos catalíticos de Biorefinaria, processos de valorização de resíduos agroindustriais. Atualmente, é Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, junto ao Departamento de Química, Setor Química Inorgânica. Atuou como Bolsista de Produtividade (Nível 2) do CNPq desde 2009 (exceto 2015) até 2022. Atualmente é Bolsista de Produtividade (Nível 1D) do CNPq. No ano de 2013, realizou Pós-Doutorado na área de catalise heterogênea, na School of Chemical Engineering, Purdue University, USA. Atualmente, é orientador em Viçosa dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Química (UFV), do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais, e do Programa de Pós-graduação em Agroquímica (UFV), do qual é também coordenador.
-
Ricardo Natalino, Universidade Federal de Viçosa
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2002), Mestrado em Agroquímica (Química Analítica) pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e Doutorado em Agroquímica (Química Analítica) pela Universidade Federal de Viçosa (2011), Atualmente é Técnico em Laboratório do Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa, atuando como técnico no Laboratório de Catálise Homogênea e Heterogênea e Laboratório Biocat e Gerente Técnico na Rede de Laboratório de Biocombustíveis de Minas Gerais (RLBIO-MG). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços, Química Ambiental, Análises cromatográficas, Análises Termogravimétricas e BET, atuando principalmente nos seguintes temas: metais pesados, solos, efluentes, águas, catalisadores e biocombustíveis.
Referências
Y. Bao; Z. Du; X. Liu; H. Liu; J. Tang; C. Qin; C. Liang; C. Huang; S. Yao. Green Chemistry, 2024, 26, 6318-6338.
Z. Khounani; N.N.A. Razak; H. Hosseinzadeh-Bandbafha; M. Madadi, F. Sun; I.M.R. Fattah; K. Karimi; V.K. Gupta; M. Aghbashlo; M. Tabatabaei. Industrial Crops and Products, 2023, 203, 117230.
M.G. Teixeira; R. Natalino; M.J. Da Silva. Catalysis Today, 2020, 344, 143-149.